O que é estatuinte?

Entenda o que é e como funciona:

O processo Estatuinte, por sua natureza consultiva e deliberativa, tem como objetivo estudar e avaliar o conjunto de princípios que vão compor o novo Estatuto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Assim, envolve um movimento democrático de escuta e diálogo da comunidade acadêmica, por seus três segmentos e com a sociedade organizada, imbuídos com o compromisso de revisar a carta magna da instituição, de modo a pensar sobre seus processos organizacionais, das suas dimensões administrativas e atividades acadêmicas.

Este momento de consulta e revisão do estatuto busca materializar os anseios da instituição, tornando atual o documento diante das mudanças ocorridas em sua estrutura de funcionamento ao longo desses 40 anos. Além disto, aponta para entender e projetar os cenários propositivos da Instituição, tendo em vista os desafios postos à educação superior pública, em especial no estado da Bahia.

É um momento importante de estudo, debates e compartilhamento de informações que dar-se-ão em três etapas, a saber:

1) Etapa local, onde cada departamento da UNEB, coordenada por uma Comissão Local, promoverá momentos de discussão e contribuição ao texto do estatuto da Universidade, fornecendo precisão aos anseios da comunidade acadêmica que vive e ajuda a construir suas políticas cotidianamente.

2) Etapa territorial, organizada por meio da divisão dos núcleos territoriais adotada pela UNEB, igualmente coordenada por uma comissão territorial, formada por membros das Comissões Local, que aprofundarão as questões do estatuto, submetendo-o ao olhar coletivo e dimensão da multicampia, com foco nos arranjos territoriais da UNEB.

3) Congresso Estatuinte, composto por delegados de cada segmento da UNEB, cujo intuito é apreciar a minuta do texto construído ao longo das etapas anteriores e votar a sua consolidação.

Esse é um movimento pulsante de discussão e construção coletiva da UNEB e todos nós somos convidadas(os) a conhecer e participar da organização deste processo que se faz a partir da implicação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica. Sendo assim, estudantes, técnicos (as) e professores (as) terão seus representantes compondo as comissões e ajudando na submissão de propostas que poderão compor o estatuto que será submetido à apreciação coletiva.

A instalação da estatuinte da Universidade do Estado da Bahia – UNEB assume politicamente a grandeza dessa instituição que se espalha por toda a Bahia, levando formação superior às diversas comunidades. A sua multiterritorialidade e a pluralidade de ideias, sustentam o fortalecimento da UNEB enquanto instituição de educação superior implicada com o desenvolvimento da sociedade baiana.

Tendo em vista a relevância desse momento, todas(os) são convidadas(os) a participar colaborando com a estatuinte e o fortalecimento da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Vamos todas(os) juntos pensar a nossa Universidade para as próximas décadas no tempo e no contexto da multicampia.

Notícias